Da MPB ao Rock Pop

quarta-feira, 13 de maio de 2009



Compositor cruzeirense Alberto Loro e a banda TK7Dois1 de Tarauacá abriram a edição 2009 do Acústico em Som Maior
Com um formato simples, o Acústico em Som Maior, projeto de música que carrega como mote potencializar a formação de público e democratizar o acesso aos bens culturais, completa seis anos em 2009, se consolidando como um dos mais arrojados no Acre. Isso se comprova por vários aspectos, um deles é a interação entre artistas locais que propiciou o amadurecimento de parcerias musicais e a união de trabalhos em sintonia para futuros projetos, além de seu caráter itinerante, que inclui edições em Rio Branco (2004), Cruzeiro do Sul (2007), e este ano em Tarauacá.
Coordenado e patrocinado pelo Governo do Acre e desenvolvido pela Fundação de Cultura Elias Mansour, o projeto traz como marca revelar ao público o trabalho autoral que vem sendo desenvolvido pelos artistas e bandas nos diversos estilos (samba, forró, xote, baião, MPB, instrumental, rock pop, música regional e etc).
A temporada do Acústico nos dois municípios teve início no último final de semana com os shows de Alberto Loro, - artista e compositor cruzeirense, que revela um trabalho autoral com repertório de músicas regionais e MPB, e a banda de rock TK7Dois1, que apresenta um conjunto de composições com letras críticas e de protestos, sem ser panfletária, além outras que comungam com a verve dos desejos e sentimentos juvenis, com uma boa pitada de romantismo pop-rock.
A afinação melódica de Alberto Loro
Mesmo com a forte chuva que caiu na noite da última quinta-feira em Cruzeiro do Sul, o público formado na sua maioria por estudantes e artistas prestigiou o show de Alberto Loro, no Teatro José de Alencar. Acompanhado pelo instrumentista Jânio Carlos, Loro apresentou composições de sua autoria e de grandes nomes como Rita Ribeiro, Lenine e Vander Lee.
"Sempre venho nos eventos que rolam aqui no Teatro. Acho muito legal esse projeto porque adoro música, mesmo curtindo muito rock, eu também acho legal MPB e outros ritmos. Vou fazer de tudo pra assistir todos os shows. A gente aqui tem muitos talentos na música e é legal um projeto deste. Achei o show muito bom, o Loro tem uma voz muito boa e toca muito", comentou o estudante Francisco dos Santos (18).
Ao todo até o final do ano, 17 atrações passarão pelo palco do Teatro José de Alencar, com shows às quintas-feiras, às 19h30. Essa diversidade musical traz a marca de ritmos como o rock, chorinho, instrumental, blues, boi-bumbá, e outros.
"Esse é um projeto muito interessante não somente para os artistas, mas também para a comunidade do Juruá que possui uma cultura marcada por sua diversidade. A cada ano o projeto se consolida e os artistas já entenderam seu conceito e vêm aprimorando o formato de seus shows", disse Charles André, coordenador da FEM e produtor do projeto em Cruzeiro do Sul.



O pop rock acústico da TK7Dois1 - O show da TK7Dois1 lotou o Teatro Municipal José Potyguara na última sexta-feira. Os seis jovens da banda estavam afinados com o repertório e demonstraram domínio no palco e interação com a platéia. Além de composições já conhecidas apresentaram músicas novas como Utopia e Desarmada, mostrando uma forte musicalidade e atitude própria. A TK7Dois1 é formada por Giovanni (vocal e guitarra), Janaina (vocal e guitarra), Leandro (batera), Milton (contra-baixo), Nilson (teclados e vocal) e Randín (guitarra).
Para o vocalista da TK7Dois1, Giovanni Accioly, abrir a primeira edição do Acústico Tarauacá trouxe ao grupo, além da responsabilidade de mostrar um novo trabalho ao público, a experiência de tocar num novo formato que traz uma levada mais leve.
A participação de artistas de outros municípios no Acústico pretende exaltar o projeto no cenário local, além de construir um rico mosaico e referência sobre a diversidade musical acreana.
"Esse momento é para compartilhar e celebrar a diversidade cultural do nosso Acre através da música, estamos muito felizes com o incentivo cultural que o Governo do Acre, a FEM, vem implementando em Tarauacá", disse Josman Neri, coordenador da FEM e do Acústico no município.

por Rose Farias

Agência de Notícias do Acre



0 comentários: