13 de julho é o Dia Mundial do Rock

domingo, 12 de julho de 2009

Estamos prestes a comemorar uma data importante no calendário de grandes eventos mundialmente reconhecidos. O Dia Mundial do Rock é um pequeno tributo ao ritmo musical que virou estilo de vida para muitos e que com toda a certeza serve de trilha sonora no dia-a-dia de cada ser vivo fã do rock nosso de cada dia.

Contar essa história é uma tarefa prazerosa, e não nos cansaremos nunca. sabendo disso, vamos aos fatos.

A data é comemorada no dia 13 de Julho. Você sabe desde quando se comemora esta data? E o por quê? Vamos às respostas. Essa data é comemorada desde 1985. Foi graças ao histórico show “Live Aid – (Ajuda ao vivo) Festival” um dos maiores eventos de música de todos os tempos. Os idealizadores do evento foram os músicos Bob Geldof, integrante da banda Boomtown Rats e Midge Ure, que conseguiram através desse grande evento mobilizar muitos astros da música em prol das vítimas da fome que devastava a África em especial a Etiópia.

A idéia de montar o espetáculo surgiu quando Bob Geldof assistiu, pela televisão, o documentário “Fome na Etiópia”. Ele ficou chocado ao ver a situação das pessoas que não tinham forças nem para espantar, do próprio corpo, as moscas que as rodeavam.





Os eventos aconteceram simultaneamente na Filadélfia (EUA), em Londres (Inglaterra), em Sidnei na Austrália e em Moscou na Rússia, reunindo cerca de 170 mil pessoas. Foi transmitido ao vivo pela TV, sendo acompanhado por mais de 1,5 bilhão de pessoas de vários países.

Participaram do evento grandes artistas como Mick Jagger, Tina Turner, David Bowie, Sting, Eric Clapton, Elton John, Paul McCartney, Jimmy Page, Robert Plant, Judas Priest, além das bandas U2, Black Sabbath e a sua formação original que não se reunia desde 1979 com a saída de Ozzy Osbourne e só voltou a tocar com essa formação em 1992, teve ainda, Status Quo, INXS, Dire Straits, Queen, Bob Dylan, Duran Duran, Santana, The Who e Phil Collins na batera do Gênesis - que não tocavam juntos desde a morte de John Bonham em 1980, entre muitos outros. Aliás, à nível de curiosidade, Phil Collins abriu o show nos EUA e na seqüência, voou para Londres para fechar o festival.



Devido à importância desse evento, sua grandeza e causa humanitária de sua realização, o dia 13 de julho passou a ser considerado o "Dia Mundial do Rock". O Live Aid talvez tenha sido o mais famoso evento de todo o mundo, e não é pra menos, foi por uma boa (diga-se ótima) causa e arrecadou quase 100 milhões de dólares que foram doados em prol dos famintos na África. E foi por causa dessa ação humanitária de roqueiros, que 13 de julho foi oficializado como o Dia Mundial do Rock.

Vida longa a esse ritmo que leva multidões a expressarem o que sentem. Rock é isso, sentimento, posicionamento, atitude.

Parabéns a esse “coroa”(o rock), que mais parece um garotão. Com suas roupas de couro,trajando seu jeans rasgado, roupas pretas e rebeldia em seus atos e palavras revolucionárias.

Vida longa ao Rock'n Roll!


universitariaradiorock.com.br

0 comentários: